Blog

Mito ou Verdade: Usamos apenas 10% da capacidade do nosso cérebro?

O cérebro humano é o órgão mais complexo de todo o organismo. Formado por neurônios e células da glia, o cérebro é o grande responsável pelo controle das atividades motoras, pensamento, consciência, cognição, memória, aprendizado e pelo controle de funções vitais do organismo humano. 

Em virtude da sua complexidade, muitos estudos ainda não foram totalmente elucidados a respeito da anatomia e fisiologia do cérebro. Portanto, muitas dúvidas e mitos surgem sobre o seu funcionamento e a sua citoarquitetura. Para tanto, vale salientar que muitas pesquisas científicas foram realizadas com o objetivo de desmistificar os mitos e responder perguntas com embasamento científico seguindo o rigor da metodologia científica. 




Neste sentido, acreditava-se que o cérebro humano era composto por aproximadamente 100 bilhões de neurônios e 1 trilhão de células da glia, como apresentado em 1979 pelo neurobiólogo canadense prêmio nobel de medicina, David Habel. Sendo o neurônio descrito na literatura como a célula responsável pelo processamento da informação e as células da glia como células de suporte. Seguindo a proporção de 10% de neurônios para 90% de células da glia, subentende que apenas uma parte de todo o encéfalo humano é utilizada.

Também podemos evidenciar as raízes do mito quando avaliamos historicamente textos neurocientíficos. O Psicólogo, William James, que escreveu em seu texto de 1907, The Energies of Men, que "estamos usando apenas uma pequena parte de nossos possíveis recursos mentais e físicos". 

Entretanto, sabe-se hoje em dia por meio de experimentos com ressonância magnética funcional (fMRI) que todo o cérebro está ativo, inclusive durante o sono.  

De acordo com a neurocientista professora Suzana Herculano, em sua revisão publicada no European Journal of Neuroscience “ao menos quatro quatro conceitos básicos da neurociências precisam ser repensados”.

Entre eles, o número total de neurônios que formam o cérebro humano. Para tanto, Suzana e o médico neurocientista Robert Lent em estudos realizados no Laboratório de Neuroplasticidade de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ desenvolveram um fracionador de células e técnicas de estereologia para calcular com maior precisão o número de neurônios e células da glia presentes nas diversas regiões do encéfalo humano. Ao realizar o procedimento, os pesquisadores utilizam compostos químicos para dissolver as membranas das células e contar apenas os núcleos. Para realizar a diferenciação entre neurônios e células da glia, os cientistas utilizaram marcadores.

Herculano e Lent publicaram sem seus estudos que o encéfalo humano apresenta aproximadamente 86 bilhões de neurônios e 85 bilhões de células da glia, sendo 16 bilhões de neurônios presentes no cérebro, 69 bi no cerebelo e 0,7 no tronco encefálico. 


    Fonte: Robert Lent (UFRJ)


Neste sentido, pesquisas utilizando fMRI e tomografia por emissão de pósitron (PET) mostram que atividades simples como apertar a mão, assistir um filme ou soletrar palavras requer mais de 10% da atividade cerebral. Portanto, vale salientar que utilizamos 100% do nosso cérebro todos os dias. Sendo o uso de apenas 10% do encéfalo um mito científico.   

 

BLOG BrainLatam Highlight - BLOG BrainLatam Lo más destacado de este Instante
- Culture development, Behavior, perception and Latin American Consciousness in First Person

Referências: 


ZORZETTO, R. Números em revisão: Recontagem de neurônios põe em xeque ideias da neurociência. Revista Fapesp, 2012. Disponível em :< https://revistapesquisa.fapesp.br/2012/02/23/n%C3%BAmeros-em-revis%C3%A3o/>. Acesso em: 14.01.2020


LENT, R. et al. How many neurons do you have? Some dogmas of quantitative neuroscience under revision. European Journal of Neuroscience. v 35. n. 1. jan. 2012.


HERCULANO-HOUZEL, S.; LENT, R. Isotropic fractionator: a simple, rapid method for the quantification of total cell and neurons in the brain. Journal of Neuroscience.  v. 25. n. 10. p. 2.518-21. 9 mar. 2005.


HERCULANO-HOUZEL, S. Você usa apenas 10% do seu cérebro? Folha de São Paulo, 2006. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq0806200608.htm>. Acesso em: 14.01.2020


HAMMOND, C. Do we use 10% of our brains? BBC, 2012. Disponível em: < https://www.bbc.com/future/article/20121112-do-we-only-use-10-of-our-brains > Acesso em: 14.01.2020 


LEWIS, J. G. "Lucy" is Wrong; We Use Way More Than 10% of Our Brains.Scitable, 2014. 

Disponível em: < https://www.nature.com/scitable/blog/mind-read/lucy_is_wrong_we_use/ > Acesso em: 14.01.2020




A complexidade e os avanços da neurociência

Abaixo Temas relacionados mais visitados:

Embriologia: como o sistema nervoso se desenvolve? 

Homúnculo: Como os trabalhos de Penfield contribuíram para a neurociência 

Mito ou Verdade: Usamos apenas 10% da capacidade do nosso cérebro?  

A brief introduction to EEG and the types of electrodes 

O Cérebro e seu Sistema de Recompensa 

Todos os Autistas são Gênios?  

Como a pornografia muda seu cérebro? 

Lei do Tudo ou Nada: Como ocorre o disparo do impulso elétrico no neurônio

Neuroplasticidade: Como o cérebro se adapta à situações adversas?

O que falam os ritmos cerebrais 

Como se comunicam os neurônios? 

Controle Motor: Como o Corpo se Move 

A aprendizagem motora humana 

Como acontece o processamento da linguagem? 

EEG e TDAH, quais alterações? 

Transtorno dissociativo de identidade: a neurociência por trás do filme fragmentado 

Laboratorios: Su origen y reglamentación 

Por que flashes de luz podem induzir convulsões? 

Neocórtex: a parte que nos torna humanos 

What are the differences among EEG, MRI and fMRI? 

Porque algumas pessoas são mais ativas à noite? 

ESTADO? GOVERNO? Há diferença? 

Estrategias para Mejorar la Memoria 

Os limites entre o normal e o patológico 

Por que não temos uma representação feminina do homúnculo de Wield Penfield?  

Migraña con Aura: EEG y depresión cortical propagada (CSD)

O cérebro não sente dor! 

Cães salivando, cientistas russos e aprendizagem 

Modulação sináptica: entendendo os mecanismos por trás do controle sináptico 

Microglia e a fagocitose de bainhas de mielina 

 




Tamara Nunes










Areas of Interest